Se você é estudante ou já esteve inserido, de alguma forma, na vida acadêmica, é possível que já tenha ouvido comentários do tipo:
“Ah, a tese de mestrado do meu primo vai ser sobre vida digital. ”
Ou perguntas como:
“O que você vai entregar como monografia no final do curso? Um artigo, uma tese ou uma dissertação? ”
Olha, tem uns erros crassos aí nessas colocações, viu!
Essa confusão sobre as diferenças conceituais e práticas entre TCC, Monografia, Dissertação e Tese é perfeitamente compreensível fora do meio universitário/acadêmico, mas muito mais comum do que se imagina justamente nesse universo de pesquisa e estudos.
Acesse e saiba mais:https://bit.ly/2voaeA2
Para começar, a diferença entre os termos tem relação com a evolução da vida acadêmica do estudante, que ao longo dos anos, desenvolve maior habilidade para a pesquisa, e capacidade de realizar trabalhos mais complexos. A Monografia é um trabalho acadêmico Lato Sensu (expressão em latim que significa “sentido amplo”. É apresentada ao final de cursos de graduação, especialização e MBA. Tem como objetivo estudar, por meio de investigação sistemática, e refletir sobre um tema ou problema específico.
Alguns autores apontam que a terminologia “monografia” não é muito adequada, já que todos os trabalhos finais de cursos, tanto de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, acabam sendo monográficos, ou seja, são a escrita sobre um tema único (mónos = um só; graphein = escrever). Esses autores recomendam que se use “Trabalho de conclusão de curso de graduação / especialização / ou MBA”. Já a dissertação é um trabalho Strictu Sensu (sentido estrito), realizado para concluir e validar o mestrado.
Acesse e saiba mais:https://bit.ly/2voaeA2
A dissertação de mestrado representa um passo a mais no caminhar da vida acadêmica, já que o autor de uma dissertação deve utilizar método investigativo científico experimental, com materiais de pesquisa empírica (uso de entrevistas, coleta de dados, observação sistemática etc.) em seu estudo.
Nisso, difere-se de uma monografia ou TCC de graduação, que é mais uma grande compilação de livros e artigos, acompanhada de reflexões e conclusões pessoais, sobre alguma área do conhecimento.
A dissertação de mestrado não precisa trazer uma contribuição inédita sobre uma área de conhecimento, diferentemente da tese. A tese vai ainda mais além no trajeto percorrido por um estudante e pesquisador. É um trabalho de conclusão, também Strictu Sensu, que valida o doutorado e exige contribuição inédita sobre um tema.
Também tem características experimentais como a dissertação, mas resulta de uma investigação ainda mais complexa, aprofundada e exaustiva, trazendo aspectos e conclusões que contribuam de forma original para a especialidade em questão.
Entre os tipos de trabalhos já mencionados, todos são resultado de um estudo sobre alguma área do conhecimento. Há semelhanças quanto à estrutura, ao estilo e à linguagem. Esta deve ser clara, objetiva, impessoal e formal, seguindo as normas cultas da Língua Portuguesa. Além disso, todos podem ser considerados, literalmente, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), mesmo que o uso desta sigla esteja mais adequado e popularizado para trabalhos entregues ao fim de uma graduação.
gostou do assunto? então acesse e saiba mais:https://bit.ly/2voaeA2
fonte: https://blog.mettzer.com