Muitas faculdades solicitam um trabalho monográfico como requisito para a conclusão do curso. O TCC, nesse caso, tem caráter científico. É necessário realizar uma pesquisa para ampliar o conhecimento sobre determinado assunto.
Para que chegue à delimitação do tema, o estudante pode utilizar critérios como a afinidade ou o interesse em saber mais sobre aquela área. Por exemplo, se for aluno de Pedagogia, pode tratar de pedagogia empresarial, ou então de educação em escolas primárias.
Outro ponto a se considerar é a relevância daquela problemática – seja para os pares da academia, seja para a sociedade como um todo. Afinal, um dos objetivos da ciência é identificar os problemas do mundo e propor soluções a eles.
Definido o escopo da investigação, parte-se para o levantamento de livros, artigos, documentos e outras referências. As obras ajudam na compreensão do fenômeno estudado e apontam as lacunas – ou seja, o que ainda falta pesquisar.
Esse resgate bibliográfico serve de base para outras estratégias metodológicas, como idas a campo e coleta de mais material. Nesse movimento, o aluno consegue reunir dados inéditos, que joguem nova luz sobre os tópicos debatidos pelos autores.
Ao fim, é preciso cruzar e analisar as informações obtidas. O relatório final costuma ser redigido segundo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A entidade estabelece padrões para a formatação e a apresentação do conteúdo.
Agora que você já sabe o que é monografia, deve conhecer as diretrizes da ABNT para esse tipo de trabalho acadêmico.
Primeiro, vêm os elementos pré-textuais. São tudo aquilo que apareça antes da introdução do texto. Os itens obrigatórios são:
Depois, vem o desenvolvimento do relatório. Abre-se o texto com uma introdução, que apresenta o problema e os objetivos da pesquisa. Em seguida, os capítulos teóricos, metodológico e de análise dos dados reúnem as informações levantadas e os resultados que a investigação revelou. As considerações finais encerram a monografia, destacando a contribuição do trabalho para o campo científico.
Por fim, incluem-se os elementos pós-textuais. A única lista obrigatória é a de referências, mas também é possível utilizar anexos e apêndices para apresentar dados complementares ao TCC.
Se você tiver dúvidas, não hesite em pedir ajuda para o orientador. Esse professor poderá indicar livros para a etapa teórica e debater questões controversas que surjam no caminho. Além disso, vale consultar a NBR 14724:2011, documento que detalha as normas para trabalhos acadêmicos no Brasil.
Entendeu o que é monografia e para que ela serve?
Gostou do assunto? Deseja se aprofundar mais? Então acesse este link:https://bit.ly/2voaeA2
Fonte: https://viacarreira.com/o-que-e-monografia-204629/ Publicado por Rafael Tourinho Raymundo