Anteriormente, publicamos aqui algumas dicas para pregar a palavra de Deus com eficiência! É um assunto que se faz necessário já que os nossos visitantes, são na sua maioria jovens que estão no início do ministério.
Mas falta algo muito importante, o qual eu devia ter publicado antes das dicas! Que é, o desenrolar da mensagem pregada.
O que você vai ler agora, faz a diferença entre o teólogo e o pregador. Agora você vai saber porque algumas pregações de assuntos difíceis ás vezes, causam menor efeito do que pregações de assunto simples.
É claro que não estou considerando a unção de Deus na vida do pregador. Porque nada faz mais diferença do que a presença de Deus na vida de um arauto. O que vou lhe ensinar faz a diferença, também, entre uma pregação e uma aula da EBD.
Sem falar da unção e sim da apresentação da mensagem ou do sermão em si! A mensagem deve se desenvolver como um carro de corrida, ou um dos louvores da Cassiane. O que isso tem em comum? Os dois começam devagar e vão acelerando, começam lentamente e vão ficando cada vez mais rápidos.
Você já reparou os pregadores (digo os bons pregadores) não gritam o tempo todo! E hora falam baixo, hora falam alto, hora falam devagar e hora falam depressa. Geralmente quando aceleram a velocidade da fala, ao mesmo tempo eles aumentam gradativamente o tom de voz!
E isso acontece sempre nos melhores momentos da mensagem ou no melhor argumento daquele tópico. Você já viu, por exemplo, um pregador dos Gideões Missionários iniciar um sermão aos berros? Difícil.
Pense no pior sermão que você já ouviu. Agora me deixa adivinhar, foi um sermão ruim porque o pregador falava sempre no mesmo tom de voz e sempre na mesma velocidade? 70% dos casos é por isso.
Tem pregador que sai falando sem parar e tão rápido, que parece até que ele não respira e muitas palavras saem pela metade, isso é um pregador ou um locutor de futebol? Agora tem pregador que fala tão devagar o tempo todo que vem a dar sono, falar devagar o tempo todo torna a mensagem tão sonolenta que não se compara nem com uma aula.
Então eis o segredo, comece a mensagem devagar e acelere aos poucos nos pontos importantes e fortes. Coloque os tópicos em ordem de importância para que sua mensagem seja crescente.
Se você começar falando de algo motivador e importante e em seguida falar sobre algo menos importante, sua mensagem perde a força.
É por isso que os tópicos ou assuntos divididos no corpo da mensagem devem ser organizados conforme a importância. Toda mensagem tem um ponto forte que vai ser “pregado” no pensamento de cada ouvinte, algo que eles vão sempre lembrar.
E isso pode ser o tema ou título, como pode ser uma revelação nova que ninguém ainda pregou. Agora, todo tópico da mensagem deve ter também um ponto forte! E é nesse ponto forte que você vai falar com tom de voz mais alto e rápido.
ALTO porque é importânte, e rápido pois causa empolgação.
Essa imagem representa bem o que quero lhe mostrar:
Preste atenção, o gráfico todo em si representa a mensagem que você esta pregando, a linha azul é a sua voz, quando a linha azul sobe quer dizer que você acelerou a fala, e quando desce um pouco é porque você diminuiu a velocidade da voz e esta falando com mais calma.
As torres são os tópicos da mensagem. Repare que as torres estão na ordem crescente. Ou seja, sua mensagem vai ficando cada vez melhor a cada tópico.
Nunca siga uma ordem decrescente, caso contrário, a mensagem enfraquece e o interesse dos ouvintes acaba.
Veja também que o ponto mais alto e rápido da fala (linha azul) é sempre no final de cada tópico! Ou seja, quando termina um tópico e se inicia o outro, a fala diminui velocidade e abaixa-se o tom de voz.
Toda mensagem começa na introdução onde você vai explicar a história do texto bíblico. E nesse momento falar devagar e baixo com os irmãos. Mas quando você parte pra aplicação do texto e começa a revelar o que aquela história tem pra nos ensinar, logo você deve ir aumentando o tom de voz e a velocidade gradativamente.
gostou desse assunto? tem interesse de ser um pregador? então acesse este link: https://bit.ly/2NRcBmu
Fonte:https://pregadormanasses.com