Saúde X Obesidade - Caminhos Opostos
A obesidade é uma doença crônica, entretanto, podemos controlá-la. A maior preocupação para com a obesidade é que ela sempre traz com outras doenças junto. Vamos entender isso melhor. É importante reforçar que essas outras doenças não são apenas consequências da obesidade. Elas também podem ocorrer por outros motivos.
Saiba mais: https://bit.ly/2OxwjES
Quem está com obesidade provavelmente tem um alto consumo de gorduras na alimentação e um hábito de vida inadequado (estresse e sedentarismo). Isso pode levar a um aumento de gorduras ruins no sangue como colesterol alto (dislipidemia). Essa gordura vai se acumulando nas artérias e atrapalha a passagem do sangue (aterosclerose). Com essa passagem do sangue dificultada, o coração tem que bombear muito mais forte para conseguir fazer com que o sangue passe pelas artérias e irrigue todo o corpo. Com isso aumenta a pressão sanguínea nas artérias, levando a hipertensão arterial. Com tanto esforço, chega um momento que uma parte do coração não agüenta ,e pode vir a sofrer um infarto agudo do miocárdio. Tudo isto é agravado com o acumulo de gordura na região abdominal, que é a mais perigosa e mais comum também ( gordura visceral). No cérebro, essa obstrução e elevação da pressão arterial levam ao derrame cerebral.
Já nas pernas o sangue desce pela ação da gravidade, mas para ter esse retorno contamos com válvulas que fazem esse serviço. Com o excesso de peso esse trabalho é dificultado e parte desse sangue fica retida, levando as varizes.
Saiba mais: https://bit.ly/2OxwjES
Existem dois tipos de diabetes. A tipo 1 (genética), ou seja, a pessoa descobre nos primeiros anos de vida ou até a adolescência, e a tipo 2 que acontece por consequência de maus hábitos alimentares e estilo de vida sedentário. Quem tem obesidade tem 2 vezes mais chances de desenvolver a diabetes. A alimentação inadequada, pobre em fibras e rica em gorduras saturadas e carboidratos, além de elevar o colesterol total e triglicerídeo, também podem levar a pedras na vesícula (cálculos na vesícula biliar), além de esteatose hepática (fígado gorduroso).
Enfim, a obesidade ou excesso de peso ( IMC maior que 24,9kg/m²) pode nos causar diversas patologias e agravar patologias já existentes, prejudicando desta forma nossa qualidade de vida, não só esteticamente mas na saúde também! Abaixo estão sugestões práticas para impulsionar a perda de peso. Junto com a reeducação alimentar orientada por um nutricionista, o sucesso na redução do peso corporal será mais evidente e eficiente.
1.Sempre que possível dê preferência aos alimentos orgânicos para minimizar a exposição a pesticidas, herbicidas, hormônios e antibióticos;
2.Evite o consumo de gordura trans, alimentos processados e refinados, sal, cafeína, carnes gordurosas e álcool;
3.Beba de 6 a 8 copos de água por dia, hidratação é de suma importância para perda de peso;
4.Ingerir uma boa quantidade de fibras diariamente, como leguminosas, grãos integrais, frutas, vegetais, oleaginosas e sementes;
5.Preferir temperos como alho, limão, alecrim, coentro, salsa, orégano, cebola, noz moscada;
7.Sempre que possível beba suco de frutas e vegetais com cenoura, beterraba, coentro, aipo, salsa, gengibre, couve para aumentar aporte de vitaminas e minerais.
Mas não se esqueça de que é mais fácil perder 2 quilos do que perder 20 quilos. Então aproveite enquanto é cedo e repense seu estilo de vida.
Saiba mais: https://bit.ly/2OxwjES
Fonte: www.portaleducacao.com.br